Profissionais dos setores de enfermagem, limpeza e cozinha participaram na tarde desta terça-feira (23), de uma capacitação e desinfecção, no Hospital Santa Clara.
Na ocasião foi discutida a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) como luvas e calçado impermeável, identificação da área que será higienizada com placas de segurança, higienização profissional com produto adequado e manuseio de equipamentos.
Há vários tipos de limpeza dentro do ambiente hospitalar, entre elas:
Limpeza concorrente: Realizada enquanto os pacientes ainda estão nos quartos, centros de tratamento intensivo ou enfermarias e inclui a retirada de lixo e resíduos, recolhimento de roupas usadas, limpeza de mesas, cadeiras, suporte de soro, banheiro, entre outros.
Limpeza terminal: Enquanto a limpeza concorrente é feita quando o paciente ainda está hospitalizado, ocupando o leito ou quarto, a limpeza terminal ocorre com a saída desse paciente, seja por alta, óbito, transferência ou outra razão.
Limpeza de manutenção: Como o próprio nome sugere, é a limpeza que mantém os ambientes e dependências do hospital de acordo com o padrão necessário e exigido.
É feita nos intervalos entre as limpezas concorrentes e terminais, onde é realizada a reposição de materiais de higiene, recolhimento de resíduos, manutenção de superfícies, etc.